
Dor em dente com canal? Descubra o que fazer!
Muitas vezes, acontece de o paciente sentir dor em dente com canal. Para quem não sabe, o tratamento de canal é um procedimento que remove a polpa do dente, limpa o espaço e preenche o local com material específico.
O tratamento é indicado quando a polpa do dente é danificada devido a uma cárie profunda ou por algum tipo de trauma. Nesses casos, a polpa dentária fica infeccionada e o canal é a melhor solução para salvar o dente do paciente.
No entanto, algumas pessoas sentem dor mesmo depois de fazer o tratamento de canal. Isso é normal? Por que acontece?
Vamos responder a essas e outras perguntas ao longo deste post, mas, primeiro, entenda quando é necessário recorrer ao canal.
Quando um tratamento de canal é necessário?
O tratamento de canal é necessário quando a polpa do dente foi danificada por uma cárie profunda, trauma ou quando o dente sofre uma fratura. Nesses casos, o tecido fica infeccionado ou morre e, se o tratamento não for realizado, pode-se formar um abscesso na raiz dentária, destruindo o osso que circunda o dente e causando fortes dores ao paciente.
Além disso, quando o tratamento de canal não é feito, o paciente corre o risco de sofrer com abscessos mais graves e cistos dentro do osso, edema e a reabsorção óssea. Outra consequência é que a infecção pode entrar na corrente sanguínea e atingir outros órgãos do corpo humano.
Quando o quadro evolui muito e o tratamento de canal já não é suficiente, a única solução é a extração do dente. Claro que há opções de tratamento para a perda dentária, mas a função da odontologia é manter os dentes naturais do paciente. A extração só é feita em último caso, quando não há alternativa.
Quando ocorre dor em dente com canal?
O tratamento de canal é um procedimento delicado e, por isso, é comum que o paciente sinta dores após o procedimento. Claro que isso não acontece em todos os casos, mas, quando há o risco, o dentista prescreve os medicamentos necessários para diminuir o desconforto.
As dores após o procedimento são mais comuns em pacientes que estavam com um quadro de infecção grave. Nesses casos, os incômodos acontecem quando a pessoa consome alimentos quentes ou gelados, pois o local ainda está sensível. No entanto, esse desconforto deve passar em alguns dias.